terça-feira, 15 de março de 2011

Coscorões


São sem dúvida o meu doce de Natal preferido, e não duram cinco minutos em qualquer outra ocasião.
Na época do Carnaval é costume da nossa terra fazer coscorões e polvilhá-los com açúcar em pó, enquanto na quadra natalícia, a Avó Irene faz sempre calda de açúcar.

Hoje, e com muito gosto, o tradicional vem à mesa.



Coscorões - receita da avó Irene

1 kg de farinha
8 ovos
100g de margarina
80g de banha
Sumo de 4 laranjas
Raspa de 2 limões
1 colher de sopa de aguardente
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó q.b

Numa tigela grande e larga deitar a farinha e a margarina e a banha derretidas. Bater bem. Juntar as gemas, o sumo das laranjas e a raspa dos limões e bater novamente. 
Adicionar o fermento e a aguardente, mexer. Bater as claras em castelo e verter para o preparado. Envolver.
Amassar e bater muito bem a massa contra a mesa de trabalho (impecavelmente limpa) e formar uma bola. Deixar repousar por cerca de meia hora.
Aquecer o óleo numa fritadeira e estender a massa na mesa, com uma espessura aproximada de 2/3mm. Cortar rectângulos do tamanho desejado e fritar. 
Polvilhar com açúcar em pó, ou canela.

11 comentários

Sissamar disse...

Tb são os meus preferidos, mas eu gosto mais com calda de açúcar!
Convido-te a passares pelo meu novo cantinho:

www.oquehaprojantar.blogspot.com

Beijinho

Ana Rita disse...

Uma receitinha tipica mas tão boa que não passa de moda!!!
Fotos muito agradáveis!!!

Bjokas
Rita

Mar disse...

estou encantada por ti, ana maria. :)

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que bonitos ficaram os teus princesinha,bjokinhass

Sónia Meirinho disse...

também gosto imenso!! não como desde o natal!!

TiTó disse...

muito bom, adoro!!

Bjs**

Nina Dias disse...

Ana, como sou descendente de madeirenses, temos a tradição de fazer as malassadas, adoro!! bj Nina

Romã disse...

O teu post levou-me à infância :)
Não havia Natal nem Carnaval que não me deliciasse, hummmmm.
Agora fiquei de desejos ehehehe.
Estão mesmo apetecíveis ;)
Beijinhos:*

ameixa seca disse...

São uma delícia :)

Mijo disse...

Muito bom.
Je n'en fais jamais mais j'adore ça.

Marta disse...

Adorei o teu blogue! É uma delícia encontrar alguém da tua idade a cozinhar assim. Parabéns pelas receitas! Agora... sem querer abusar... onde é que eu posso encontrar uma toalha de mesa lindíssima como a que usaste nestas fotografias? Agradeço a ajuda! Beijinhos

© MÃO NA MASSA
Maira Gall