domingo, 14 de novembro de 2010

Carta ao Sr. Tempo

Caro Sr. Tempo,

É com muita tristeza que lhe venho comunicar, com todo o respeito às suas barbas maiores que as do Pai Natal, que estou muito desapontada consigo. Não sei se está com problemas de memória, ou se é apenas cansaço. Neste último caso, aconselho-o à reforma.
Estamos em meados de Novembro e aqui pelos meus lados os dias continuam solarengos e calorosos. Não tendo nada contra estes, mantenho e reforço a minha opinião de que o Inverno é tempo de chuva e frio, de roupa aconchegante e chocolate quente. Faça-me lá a vontade que nem oportunidade para acender a lareira tive! Tome uns comprimidos para a perda de memória e torne este Inverno um Inverno a sério.

Com amor,
Ana Maria

Não me perguntem como nem porquê, mas eu adoro o Inverno!

Hoje à tarde, e com tempo livre, optei por fazer cupcakes. Rápidos, deliciosos e que perfumaram toda a casa.

Cupcakes de Laranja - receita adaptada

Para os cupcakes
½ chávenas de manteiga
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de bicarbonato
2 chávenas de açúcar
5 ovos
2 colheres de chá de baunilha em pó
Sumo de 1 laranja

Raspa de duas laranjas

Para o buttermilk
1 colher de sopa de sumo de laranja
Leite q.b

Para o butter cream de laranja
1 ¼ chávenas de manteiga
2 colheres de chá de raspas de laranja
3 colheres de sopa de sumo de laranja
3 chávenas de açúcar em pó

Prepare o buttermilk. Numa chávena deite o sumo de laranja e complete-a com leite. Deixe repousar enquanto faz a massa dos cupcakes.
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Peneire os ingredientes secos para um recipiente-
Bata a manteiga com o açúcar cerca de 5 minutos até obter uma mistura clara, homogénea e fofa. Junte os ovos um a um, batendo após cada adição. Acrescente a baunilha, o sumo e as raspas de laranja.
Em velocidade mínima, alterne, vertendo o buttermilk e os ingredientes secos para a mistura da manteiga. Bata até incorporar. Encha as forminhas e leve ao forno durante 20 minutos ou até o palito sair limpo. Deixe arrefecer.
Prepare o buttercream. Bata a manteiga, o sumo e as raspas de laranja até ficar cremoso. Adicione gradualmente o açúcar e bata. Com a ajuda de um saco de pasteleiro munido de um bico à escolha, cubra os cupcakes e polvilhe com raspas de laranja.

21 comentários

Raspas de Laranja disse...

Tens sorte. Por aqui (Porto/Maia) a chuva e o vento já são uma constante, embora o frio, ainda não aperte. Também ainda não acendi a lareira.
Os cupcakes estão lindos, e acho que conheço essas formas frisadas de papel. São lindas. Bjs

Anónimo disse...

eu não quero o frioooo ok??
reza para que não esteja a chover sexta se não corto-me!
tou a gozar, mas se estiver a chover é uma granda seca!!

com amor:
Anonimo 1

PS: os teus Cupcakes de Laranja têm óptimo aspecto!

leonorsousabastos disse...

Oh Ana Maria, isso de andar a tentar manipular o Outono com cartinhas ao Sr. Tempo e pedidos de Inverno antecipado, não me parece nada bem!
Ao menos uns pedidos de sol e de Verão...agora essa de pedir mais frio para acender a lareira deixou-me desmoralizada! :P

Aqui no Porto, ontem e hoje esteve um frio horrível...eu que sou uma friorenta já mal consigo sair de casa com o casaco mais quente que tenho! Já durmo com imensa roupa de cama e ainda tenho que ir buscar a botija... Se vem mais frio do que isto, vou congelar!! :)

Os teus cupcakes estão giros...deliciosamente simples, como eu gosto! :) Pelos vistos, vou ter que comer muitos para poder hibernar este Inverno... ;)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ficaram lindos!
E já estou como a Leonor, pedir ao Sr. Tempo chuva e frio? Para mim o frio, ainda vá que não vá, veste-se mais um casaco e põe-se mais um cobertor na cama, mas chuva é que não, só se for à noite quando estou na caminha :)
Beijinho
Moira

Anónimo disse...

Ana Maria,
Podemos fazer uma troca: mandas o Sol e o bom tempo aqui para a Prussia e eu envio-te o frio, chuva e, se quiseres, ate a neve! :)
beijinhos
sofia
ps: adorei os cupcakes de laranja - e nem sequer sou fa de cupcakes!

Bichinha disse...

Vim parar aqui nem sei como mas já fiquei fã da tuas artes culinárias. Estás de parabéns pelas tuas mãozinhas e não só. Olhando para o teu sorriso e arte que colocas na tua comida ainda me dá uma pontinha de esperança que os alguns jovens mudem os seus comportamentos menos recomendáveis. Quanto ires à discoteca... não tenhas pressa, eu só com 18 e acompanhada do irmão :)
Boa semana (o que eu não dava para morar no Sobral...)

Ana Powell disse...

Eu também fui buscar essas forminhas de papel ao IKEA.
Um post lindo ♥

Ana Zuzarte disse...

Olá Ana Maria
Quero dar-te os parabéns pois adorei o teu post, está absolutamente fantástico, e eu concordo contigo, pois estamos em tempo de acender lareiras, e vestir as camisolas quentinhas.
Os teus CupCakes....ai, ai, ai,ai...quem bom aspecto, vou levar a receita comigo
Continua minha querida, realmente quem sai aos seu....
Um Grande Beijinho
Ana Zuzaret

Anónimo disse...

Olá... passei por aqui para deixar um beijinho!!! A tua mãe tem muito orgulho em ti e tem razões para isso...escreves muito bem e os cupcakes tem um aspecto delicioso...
BJ GD

Rosário Ramos disse...

Olá a menina tem tudo tão maravilhoso e apetitoso, que não sei por começar, mas os brigadeiros!!!!!!!!!!!!! ai que loucura, vou tirar a receita. Beijose continua és uma artista não pares por favor...

Unknown disse...

Oi concordo plenamente contigo ,cada coisa no seu devido lugar, frio e chuva no inverno calor e sol no verão,nada de trocas e baldrocas, olha eu como sou um pouco teimosa já acendi ( e muitas vezes) a minha lareira quero lá saber, é aconchegante, só tenho pena não poder tomar o tal chocolate quente( estou de dieta), em relação as receitas adorei, mas podes publicar algo light para mim??? estou com vontade de comer doces e não sei nenhuma receita light.Ai se minha filha -Marina Moura gostasse de cozinhar:) .
jinhos carinhosos
Aida Seabra Moura
http://gordalight.blogspot.com

Carla disse...

Oi, amei demais o teu blog, só não concordo com a parte do frio,m as também não podiamos estar de acordo em tudo eh eh eh eh agora os doces é outra conversa, menina que delicia, tens a certeza que não queres ser adoptada????? eh eh eh eh Um beijão e muito sucesso

Vera disse...

Olá Ana Maria!
Bem, tens aqui um blog repleto de coisinhas muito apetitosas! Até fiquei com água na boca! Parabéns pelo blog e pelas delicias que fazes e mostras!
beijocas e felicidades
Vera

Madalena Veiga disse...

Olá

O ditado é bem verdadeiro "Quem sai aos seus não degenera". Parabéns pelo blog, adorei.Os cupcakes estão com um aspecto fabulástico e apetitoso, dignos de uma Princesa.
Qto à cartinha ao Papai Noel acredita que a tua prece se vai concretizar, esta altura é má, são mtas cartas e a idade não perdoa...

Mtas Felicidades e jinhos da
Madalena

Anónimo disse...

O prometido é devido e estas tuas fotos e receitas enchem-me as medidas, apetece-me logo ir para a cozinha...um beijo e aguardo receitas e fotos com MUITO mais regularidade, ando-te a marcar faltas!
um beijo enorme Margarida (facebook)

Maria Tavares disse...

Olá linda

este blogue é mesmo uma delicia e eu já há algum tempo que aqui não vinha. Mas que coisinhas tão boas e estes cupcakes estão com um aspecto de comer e chorar por mais!!

Beijinhos
Maria Tavares

» Beℓeza e Estiℓo « disse...

Flôr.. to com fome e a culpa é sua
kkkkkkkkk 'brincs'
amei ameei demais seu blog e tô seguiindo, viu?!
se quiser faz uma visitiinha no meu blog
Bjooooos
http://stilomorena.blogspot.com/

Anónimo disse...

Olá, Ana Maria! Tropecei aqui no teu blog e fiquei...extasiada! Com tudo, mas sobretudo contigo! Que jovem dos dias que correm diria «A minha vida é uma mistura de culinária, música, escrita e fotografia. Vivo para as artes.»?! Só podes ser muito especial! Fiquei emocionada e pensei « É assim que a minha Matilde!» (que só tem 18 meses!) . Marta

Susana Almeida disse...

Que aspecto delicioso!!
Muitos Parabéns... continuas sempre a surpreender-me com estas receitas apetitosas!
bjs

Belocas disse...

Lindos e delíciosos esses cupcakes.
Que bom que é o tempo frio, pelo menos quando estamos no aconchego das nossas casa, com a família por perto, e poder estar com forno ligado a fazer comidinhas maravilhosas, e docinhos espectaculares.
As fotos estão lindas e a tua arte é de mais....
Bom Domingo
Bjs

Flavio Moreira disse...

Olá. Encontrei seu blog por acaso, quando buscava outras receitas e vi um comentário seu no blog "Mesa para 4" - fiquei curioso e caí aqui. Muito bom seu blog. Gosto do bom humor e da leveza que você dá aos comentários.
Estou começando a enveredar pelos caminhos dos bolos e biscoitos e queria muito fazer essa sua receita de cupcake de laranja (fruta que amo em receitas), mas fiquei com uma dúvida: a medida de sua chávena/xícara é equivalente a 240 ml (padrão americano) ou a 200 ml (que é a medida que temos aqui no Brasil)?
Um grande abraço daqui do outro lado do Atlântico para você e para essa terra linda que é Portugal - um dia irei vê-la de perto, pelo menos Lisboa e Porto...

© MÃO NA MASSA
Maira Gall