domingo, 7 de agosto de 2011

São Pêssegos Senhor, são Pêssegos!


Recém chegada de férias estou mais que pronta para voltar à actividade! Os dias são longos e calorosos, o que torna o ambiente ainda mais propício ao bem-estar.
Nestes dias acampámos em algumas das mais bonitas cidades do país, visitámos novas praias, experimentámos novos sabores, e divertimo-nos muito!



Estava ansiosa por voltar para a cozinha, por visitar os vossos blogs, por ler as vossas mensagens, por fotografar e por escrever os posts! Para aproveitar a oportunidade, hoje foi dia de almoço em família.
Ahhh, tanta agitação!

Receitas novas são sempre bem-vindas, e hoje não foi uma excepção. Estou completamente in love com a calda que acompanha os pêssegos. Quer dizer, quem resiste à fantástica cor rosa, à suave textura e ao doce e marcante sabor?
É, honestamente, uma das melhores sobremesas com fruta que já experimentei :)


Pêssegos Primavera - para 12 metades

6 pêssegos
1 litro de água
1kg de açúcar
350ml de whisky
1 vagem de baunilha
Hortelã

Dentro de um tacho colocar a água, o açúcar, a baunilha e o whisky em lume alto. Cortar os pêssegos em metades - não esquecendo de retirar os caroços - e colocá-los no tacho com a polpa voltada para baixo durante cerca de 4 minutos. Findo este tempo, voltar os pêssegos deixando-os ficar cerca de mais 2/3 minutos de modo a que a cor da sua casca passe para a calda.
Retirar os pêssegos e pelá-los cuidadosamente - esta acção torna-se mais fácil graças ao facto de terem sido escaldados.
Com o auxílio de uma concha, tirar à calda 700ml e verter estes numa panela pequena de modo a reduzir e tornar a calda mais espessa.
Servir os pêssegos frios, regados com a calda igualmente fria e polvilhados com hortelã toscamente picada.

Nota: Se durante a espera entre a execução e o momento de servir os pêssegos começarem a ficar com uma cor castanha, deite-lhes umas gotas de limão.

5 comentários

Pami Sami disse...

Uau! Ana Maria, estou boqueaberta com o teu blog! Muitos Parabéns! Tens aqui um trabalho magnifico e um futuro muito promissor :)
beijinho*

Sweet About Me disse...

O aspecto é óptimo, mas não gosto muito do sabor do whisky. Depois vai saber muito a ele? Adoro o blogue!

Cléo disse...

hum Que delicia

Elisabete disse...

Hummm... que aspecto magnifico! E imaginar o sabor...
Um beijinho,
Elisabete

Belocas disse...

Huummmm!!! Nem tenho palavras para tão divina sobremesa...
Bjs

© MÃO NA MASSA
Maira Gall