sábado, 15 de janeiro de 2011

Tartelettes de Tangerina


Fim-de-semana finalmente! Ando sem tempo para nada, saio todos os dias às 18h30m e à quarta-feira, o meu único dia de tarde livre, as horas nunca são bem aproveitadas e passam a correr.
Esta, é a primeira receita de 2011 e como ainda não tive uma oportunidade oficial: desejo um ano maravilhoso para todos!


Ano novo na escola é complicado no início. Já para não falar que me engano sempre a escrever a data na primeira semana.
Estou a adorar filosofia! A minha professora é excelente. Consegue puxar por nós, e entre brincadeira e matéria, saímos de lá com tudo na cabeça. As coisas devem ser pensadas racionalmente, tendo alguma lógica, e acho que isso se aplica a qualquer situação da nossa vida.

Não podia deixar passar esta receita. Adoro tangerinas! A sua cor, o seu sabor, o seu aroma. Trazem-me memórias de Inverno, e dos primeiros meses do ano. A árvore está cheia. Gloriosa, mostra a todos a sua cor laranja que faz inveja a qualquer um. Originárias da Ásia, hoje, estão cá em casa.

Tartelettes de Tangerina

Para a base
200g de manteiga
1 pitada de sal
150g de açúcar
3 gemas de ovos
300g de farinha

Para o creme
100g de açúcar em pó
5 tangerinas
45g de manteiga
3 ovos

Prepare a base. Parta a manteiga em cubos pequenos e deixe amolecer à temperatura ambiente.
Junte o sal e o açúcar e misture até obter um creme.
Junte as gemas de ovos. Incorpore na massa ¼ da farinha e bata. Junte a restante farinha e amasse com as mãos. Forme uma bola, envolva em papel de alumínio e deixe no frigorífico por 1hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Retire a massa do frigorífico e forre as tarteiras. Leve ao forno durante 20/25 minutos.
Prepare o creme. Misture a manteiga, os ovos, o açúcar e o sumo das tangerinas. Verta o preparado para as tartelettes e leve ao forno por mais 15/20 minutos.
Deixe arrefecer e desenforme. Decore com gomos de tangerina caramelizados.

Nota: Para ajudar a cozedura da massa das tartes antes do creme, encha o espaço com feijões secos para impedir que cresça demasiado.

14 comentários

Sandra Peres disse...

Que delícia! Estou salivando, adoro tangerinas.

Beijos

Feliz ano novo!!!

Unknown disse...

Parabéns! Pela receita, pelas fotos, pela forma como escreves... és uma miúda fora de série.
Beijinhos:)

Élia disse...

Que belas tartes, ficaram com um aspecto maravilhoso!

jinhos

Bichinha disse...

Olha olha bom ano também para ti e sejas bem aparecida que já se notava a tua falta. Mas é compreensíel. Parabéns pela receita que está com um aspecto maravilhoso.

Isabel Salvador disse...

que bem que ficaram amiga estas tarteletes,também adorava filosofia,bjokinhas

Ana Figueiredo disse...

Primeiro quero te desejar um optimo ano de 2011, cheio de boas receitas.
Gostaria de saber onde posso encontrar as formas para as tartelettes?Obrigada.

Ana Figueiredo disse...

Primeiro quero te desejar um optimo ano de 2011, cheio de boas receitas.
Gostaria de saber onde posso encontrar as formas para as tartelettes?Obrigada.

Filipa Lourenço disse...

Maria, esta receita parece-me uma delícia!

Ana Rita disse...

que bom aspecto :)

beijinho

Clau Labres disse...

Tudo bom? Eu já estava sentindo tua falta e das tuas receitas deliciosas.

Vou fazer e experimentar


Abraços.

Margarida disse...

Ficaram muito bonitas !

Ana Rita Marreiros disse...

Conheci hoje o teu blog e ja tou apaixonada pela forma como escreves e pelas tuas fotos. tens mta criatividade...

~Bjoka,

Rita

http://bembons.blogspot.com

Verónica Cava Blanco disse...

Eu sei que o seu blog e adoro, vou aprender muito com ele assim que eu faço seguidor, vemos muitas vezes por aqui, um beijo de Ponferrada

Filipa Lourenço disse...

Ola Ana Maria, tas boa? Tenho sido uma seguidora fiel do teu blog :) Parabéns!
Tira-me uma dúvida: Nesta receitas das tartelettes, se quisermos fazer numa tarteira (ou seja, utilizar uma tarteira grande em vez de fazer tartes individuais) podemos utilizar estas quantidades para o creme ou temos de utilizar o dobro? O creme dá para quantas tartelletes?

Um beijinho e continua

© MÃO NA MASSA
Maira Gall