domingo, 15 de fevereiro de 2009

Uma surpresa de Dia de São Valentim

Como não tenho namorado, este ano resolvi fazer uma surpresa aos meus pais. Foram duas semanas de preparação e de segredo, tudo para esta noite ser perfeita.

Dia 14 de Fevereiro, 10h da manhã, fui comprar tudo o que precisava na vila, (porque moro numa aldeia a 1Km) com a ajuda dos meus cumplices (a minha avó e o meu avô maternos). O meu irmão teve muita pena de não ir mas está doentinho e não pôde.

Comprei o necessário para um jantar do tipo "restaurante", comprei umas rosas e aluguei um filme. Cheguei a casa sorrateira em biquinhos dos pés com os sacos de compras a pesarem-me nas mãos... mas consegui! Ninguém me viu!
O resultado deste jantar foi de um Sábado inteirinho a trabalhar. Mas se estou a fazer o que gosto porque não???

Reservei o acesso da sala e da minha cozinha a mim, ao meu irmão e á minha avó, mais ninguém! A sala depois de uma mesa decorada e posta para 2 (eu e o meu irmão comemos na cozinha) está em baixo.
Podem ver alguns pormenores da mesa e das cadeiras.... Lembrei-me de pôr umas gotas de corante vermelho na agua onde as velas estavam a flutuar.... Ficou lindo!
Agora vem a minha parte preferida: "O Menú"

ENTRADA:

Para a entrada escolhi um coktail de camarão, simples mas delicioso! :)


SOPA:

Escolhi uma sopa de coentros, porque toda a gente cá de casa gosta! Não consegui tirar fotografia, (qualquer dia ponho) mas fica aqui a receita:

Sopa de Coentros
Alho françês
Cenoura
Batata
Coentros
Azeite
Sal
Piri-piri

Cortar a batata, o alho françês e a cenoura (deixando meia cenoura de parte) para dentro da panela e juntar a água. Temperar.
Quando estiver tudo cozido, triturar com a varinha mágica. Juntar o resto das cenoura miudamente cortadas e deixar 5 minutos. Juntar os coentros (não é preciso estarem picados), deixar aí 2 minutinhos e passar com a varinha mágica novamente. Rectificar os temperos.

PRATO PRINCIPAL:

A receita de eleição foram uns bifes de atum com pimenta. Estava com medo que não funcionassem porque nunca tinha feito. Mas estava enganada. Recomendo!
Acompanhei com puré de batata.


Bifes de atum com pimenta rosa - 4 pessoas

4 bifes de Atum
Sal grosso
6 c. sopa de manteiga
1 c. sopa de pimenta rosa
6 dentes de alho
2 folhas de louro
2 dl de vinho branco


Uma hora antes da confecção, mergulhe as postas de atum dentro de água com sal, para perderem todo o sangue.

Escorra-as bem e core-as em 2 colheres de sopa de manteiga, até ganharem uma crosta em volta. Retire-as e reserve.
Na mesma gordura junte os alhos esmagados, a pimenta, o louro e regue com o vinho branco. Deixe levantar fervura, deite 2 colheres de sopa da restante manteiga e junte os bifes novamente.
Cozinhe por três minutos mais ou menos.

Fonte: Cozinha semanal nº359


SOBREMESAS:

Esta é a minha parte preferida do menú! As sobremesas! Escolhi:

Mousse de chocolate em casca de laranja
Fondue de chocolate
Sorvete de limão e hortelã


Mousse de chocolate em casca de laranja

4 laranjas
2.5 dl de leite
50g de açúcar
35g de farinha
1 ovo
2 gemas
1 pitada de sal
2 c. de sopa de chocolate em pó
2 claras
50 g de açúcar

Corte uma tampa ás laranjas e remova o seu interior. Faça o creme levando ao lume um tacho com o leite, até ferver. À parte misture o açúcar com a farinha, o ovo, as gemas, a baunilha em pó e o sal.
Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar. Em seguida envolva o chocolate me pó e as claras batidos em castelo firme com o açúcar. Envolva tudo com uma vara de arames.
Coloque o creme num saco de pasteleiro com boquilha frisada e recheie as laranjas. Decore com raspas de chocolate e folhas de hortelã.

Fonte: Cozinha Semanal 359


Vou utilizar a receita da Mousse de chocolate em casca de laranja no concurso que o Beto está a promover. Participem!

Depois fiz também um sorvete de limão que retirei do site do Jamie Oliver (não perco um programa). Um belo gelado de limão com hortelã.


E pronto!
Este foi o menú para o dia dos namorados! Os meus pais adoraram. Para quê ir a um restaurante?
eu e o meu irmão fomos os empregados de mesa! hehe



A Mary desafiou-me a mostrar o meu frigorífico:


  • As fotografias cá da família, não podiam faltar
  • Os ímanes, montes de ímans
  • O meu teste de história (Nota máxima! Por isso é que foi para lá. Já o de o de matemática...)
  • O horário da EDP
  • E aquela coisa cor de rosa e azul é o horário da escola
Passo este desafio a:
Baunilha e Caramelo
Figolampo
Madames na cozinha
Sal, Mel e Cia
Belinha Gulosa


Boa Semana!

23 comentários

Rute Granja disse...

Posso pedir este serviço de mesa cá para casa???
nham,nham devia estar delicioso este jantar,o pior é a dieta da tua mãe com tanta sobremesa deliciosa.Que inveja...Vê lá se dás umas dicas á tua prima!!
Adorei todos os pormenores,que bela surpresa!
Beijocas
Rute

Unknown disse...

Olá Ana,
Estou espantada com tanto requinte e que menu fabuloso!!! Aposto que os teus pais se deliciaram, para além da ideia ter sido genial!!
Bom, quanto ao Oliver, eu vivo na Escócia e imagina que passo os dias a ver programas dele (entre outros) no UK TV Food e não conhecia o site dele. Colecciono as revistas dele e tudo. Obrigada por me dares a conhecer o link do site do Oliver.
Já agora, como "pagamento" aconselho-te a visitares o site www.uktvfood.co.uk onde, para além do Oliver, tens outros cozinheiros fabulosos como a Nigela Bites e a Rachel Allens e onde podes tirar receitas fabulosas. No caso de precisares de ajuda para a tradução de alguns ingredientes, podes contar comigo, pois já sou tua fã e terei muito gosto em ser a tua ajudante de cozinha!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Que lindo gesto e que ementad deliciosa. Parabéns pela iniciativa :)

Isabel Salvador disse...

já tirei a fotinha ao frigorifico amanhã já ponho kida,ke rido jantar...inesquecivel,jinhos pioninhas

Karla disse...

Bem....quando tiveres um namorado ele vai ser um sortudo...e acredita que essa ementa é melhor do que a de muitos restaurantes :P

beijinhos

Os Olhos de Alice disse...

Que chic tudo.... teus pais devem ter amado!!!
bjs

Xana Bértolo disse...

K sorte têm teus pais em ter 1 filhota tão prendada :).. só espero k a minha também seja assim.. LOL
bjinhus querdia

M. Céu Fernandes disse...

Olá.
Uau! Já estou com água na boca e ainda são 10 horas da manhã! Lol!
Bjs e boa semana,
M. Céu

Raspas de Laranja disse...

Que linda menina, os teus pais devem ter adorado. Parabéns pela ideia. :)

Kláudinha disse...

bem.... fenomenal.... parabéns!!! o piratinha ainda nao tem telemovel mas depois falas c ele? ensinas o piratinha?? please!!!!!
bjinhos querida

Téia disse...

Aninha querida, acho que são em momentos como estes que os pais lembram a grande benção de ter filhos, mas não filhos qualquer, filhos como você. É incrível como podes ser tão atenciosa, meiga e generosa, apesar de ainda só ter 13anos. Este "menu" está digno de um chef, parabéns! Aqui no Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho, acho que vou te mandar uma passagem de avião para me fazer um cardápio deste para eu e o meu marido.KKKK...Achei tudo delicioso, mas estas laranjinhas com mousse de chocolate, estão muito especiais. Você tirou nota 10. Bj grande.

mamaeuquerobolos disse...

Ana muitos parabens pela ideia tão carinhosa que tiveste!!!

Helena disse...

Ana
Que jantar fantastico!Adorei e os teus pais tambem devem ter amado a ideia.
Gostava de ter visto como se saíram os empregados de mesa!
Bj e os meus parabens!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Uauh!!! :)

Estou boquiaberta...estava tudo lindo!
Mas que surpresa fantástica!
Deve ter dado imenso trabalho preparar todas essas coisas!...
Os pormenores ficaram amorosos e o menú foi 5 estrelas!:)

beijinho!

disse...

Custa-me a acreditar que tu, com 13 anos, já és uma mulher!! Eu peguei num tacho a sério aos 22 anos... admiro-te imenso.
Tens um talento nato.
Muitos, mas mesmo muitos parabéns pelo blogue!

risonha disse...

minha linda, tu és uma filha 5 estrelas e os teus pais devem ter muito orgulho em ti.
que surpresa linda que preparaste, aposto que eles adoraram.

Ana Powell disse...

Olá Ana
Surpreendes-me sempre.
Admiro-te pelo teu talento, atenção ás coisas e a tua dedicação é realmente de louvar.
Parabéns pelo teu menú.

maman xuxudidi disse...

E não tocaram música? Porque soube que também es uma jovem talentosa!
Parabéns Ana!

Maria Vitamina disse...

Olha eu quase morri de espanto...planeaste tudo muito bem!
Os teus pais devem de se sentir muito orgulhosos de ti, tens umas ideias fenomenais.
Bjinhos

nela disse...

Ola Ana

Sim sra mas que menina tão prendada ,a continuar assim quando fores grande vais ser uma grande chefe de cozinha,os meus PARABENS,pena morares longe para dares umas liçoes á minha filhota :-)...Um grande beijinho para ti ...Nela

Delícias e Talentos disse...

Ena! Ainda não tinha visto o teu cardápio tão diversificado!!!
Adorei, a ideia do atum com pimenta e a mousse nas laranjas...ui que delícia!
Ha, o pormenor da mesa de jantar ficou lindo!
Temos artista!!! lol:)

Clumbsy Cookie disse...

Olha que boa ideia! Os teus pais devem ter ficado mesmo encantados!

Susana Gomes disse...

Adorei toda a refeição!
A laranjinha com o choclate até me deixou a babar!!
:)

Parabéns. :)

© MÃO NA MASSA
Maira Gall