quarta-feira, 23 de março de 2016

Os ventos da mudança


Ontem enquanto trabalhava o novo design do blog apercebi-me que o criei em 2008, ou seja, há oito anos. Oito anos é muito tempo! Tenho a noção que a miúda que começou este projecto com 13 anos não fazia ideia que iria durar tanto. Agora com 20, relembrei muitas coisas das quais já não me lembrava, e percebi realmente como o tempo muda as pessoas. 

Por falar em mudança, há cerca de um ano que não ouvem falar de mim, e muita coisa aconteceu neste intervalo de tempo! Estou agora a acabar a licenciatura e fiz o ultimo semestre em Erasmus na Eslovénia, na fronteira com Itália.
Nesse período de tempo, fiz voluntariado num campo de refugiados na fronteira na Áustria, passei o meu aniversário na Croácia, a passagem de ano em Veneza, e passeei pelas ruas italianas como nos filmes. Foram meses de auto-descoberta que me transformaram de uma maneira ou outra, pelas coisas que vi e senti. Se quiserem ver algumas fotos, cliquem aqui.

Também a minha alimentação mudou. Evito comer carne, tenho cuidado com os açúcares, e o leite (quase) que desapareceu da minha rotina. Por já estar habituada a comer vegetais, adaptei-me facilmente a este tipo de alimentação, agora estou a descobrir novas formas de os cozinhar, novas receitas e alimentos. Esta é em parte a culpa do meu regresso, explorar o desconhecido e partilhá-lo com vocês.


Brownies de courgette (sem lactose)

1/2 chávena de cacau em pó
1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de quinoa cozida
1 colher de chá de fermento em pó
1 courgette ralada
1 ovo
1 chávena de pepitas de chocolate (ou chocolate culinário ralado)
Açúcar em pó (opcional)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar uma forma com papel vegetal.
Numa taça misturar a courgette ralada com o ovo. Não é necessário escorrer o sumo da courgette. Noutra taça deitar a farinha, o cacau, o açúcar e o fermento. Misturar tudo. Envolver a quinoa cozida e as pepitas de chocolate, ou raspas de chocolate culinário. Juntar o conteúdo das duas taças e misturar bem para que fique homogéneo.
Deitar o preparado para a forma e levar ao forno por cerca de 40min.
Retirar da forma, deixar arrefecer e cortar em pequenos quadrados. Polvilhar com açúcar em pó.


7 comentários

Elsa Mendes disse...

Sê benvinda de novo, Ana Maria.
Já te acompanho desde os teus tenros 13 anos.
Adoro esta nova vertente, porque de há uns meses para cá também resolvi mudar a minha alimentação.
Esta receita é para experimentar, sem dúvida.
Beijinhos,
Elsa

Ana Zuzarte disse...

Já tinga saudades de ver as tuas delícias Ana, que bom que estás de volta.
Beijocas

Ana Zuzarte disse...

As fotos estão espetaculares Ana, sem dúvida que viveste um ano muito faz gerente, daqueles que nos faz crescer mais interiormente
Parabéns Ana

Ana Zuzarte disse...

As fotos estão espetaculares Ana, sem dúvida que viveste um ano muito faz gerente, daqueles que nos faz crescer mais interiormente
Parabéns Ana

Bombom disse...

Olá Ana Maria, bons "olhos " te vejam!
Segui-te na adolescência e gostei muito de voltar a encontrar-te, uma Senhora. Imagino como cresceste, porque as escolhas que fizeste e que tanta coragem exigem, só te podem ter tornado numa jovem ainda mais responsável e aberta ao mundo. Desejo-te as maiores felicidades ao mesmo tempo que me lembro dos teus pais e das saudades que devem sentir.
Gostei muito das tuas fotos em sítios e paisagens tão diversificados.
E quanto ao teu bolinho, como sempre apetitoso, achei-o muito saudável e pareceu-me "molhadinho" como eu tanto gosto.
Com desejos de uma Páscoa Feliz, beijinhos da Bombom

Romã disse...

Que bom ter-te de volta :)
Bjnhs
Romã:*

zezinha disse...

Olá Ana
Como o tempo passa rápido, sigo teu blog desde o inicio és uma menina muito corajosa fizes-te uma grande viagem as fotos são lindas, vou continuar a experimentar as tuas receitas. Bjs

© MÃO NA MASSA
Maira Gall